Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

12 de Novembro de 2019

Finalista do Selo de Responsabilidade realiza casamento de refugiados

Fonte: Assessoria de Imprensa - Arpen-Brasil

Entre os finalistas da Campanha do Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil, promovida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), está o projeto do 1º Oficio de Boa Vista, em Roraima.

No início deste ano, o cartório - em parceira com o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ/RR), com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e com o Exército Brasileiro -, realizou o primeiro casamento em um abrigo de refugiados venezuelanos na cidade de Boa Vista.

Segundo o oficial Joziel Silva Loureiro, o TJ/RR procurou o cartório e explicou sobre a solicitação do campo de refugiados, que é auxiliado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, comandada por Carlos Wizard. “Marcamos uma reunião, ele [Carlos Wizard] foi ao nosso cartório, e explicou que algumas famílias não tinham esse reconhecimento jurídico estabilizado, o que dificultava muito para o processo de interiorização dessas pessoas”, explica.

Após esta conversa, foi chamada a Vara da Justiça Itinerante de Roraima, para facilitar o processo de habilitação de documentos, e foram marcadas as datas de habilitação, sendo possível “resolver praticamente todas as demandas”. “Marcamos o casamento, que aconteceu dentro do abrigo deles mesmo, no dia 20 de março”, esclareceu Loureiro.

O oficial ainda comentou que, ao realizar esse tipo de ação, é possível devolver dignidade para as pessoas envolvidas e também trazer o reconhecimento da família. “A maioria estava ali sem nenhum tipo de reconhecimento, era como se elas estivessem invisíveis. E a partir dali elas pegavam aquele documento na mão e diziam ‘o estado me vê, o estado me reconhece, eu tenho valor, eu sou alguém’”, destaca.

Criado com o objetivo de atender a comunidade e incentivar as pessoas na participação em ações e projetos sociais, o prêmio do Selo de Responsabilidade Social da Arpen-Brasil será entregue no CONARCI 2019, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de novembro, na cidade de Bonito (MS).


Fonte: Assessoria de Imprensa - Arpen-Brasil

Confira Também