Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

31 de Outubro de 2019

TJ/GO: Corregedor-geral e juiz auxiliar da Corregedoria realizam visita de cortesia a cartório da capital de Goiás

Fonte: TJ/GO

Primando sempre pelo zelo, pelo aprimoramento dos serviços prestados à sociedade e pela harmonia com todos os agentes ligados à Justiça, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e o juiz Algomiro Carvalho Neto, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e responsável pelo âmbito do Extrajudicial no Estado, fizeram uma visita de cortesia na manhã desta quarta-feira (30) ao Cartório Antônio do Prado, um dos mais antigos de Goiânia e hoje grande referência no País pela excelência dos trabalhos prestados à sociedade. Recebidos de forma muito acolhedora pelo tabelião, o corregedor-geral e o magistrado, acompanhados também do secretário-geral da CGJGO, Rui Gama da Silva, conheceram todas as instalações do cartório e um pouco da sua história.

Ao conhecer de perto o funcionamento da serventia em um âmbito geral no exercício de todas as suas atividades cotidianas, o corregedor-geral destacou a importância do trabalho conjunto e uníssono da Corregedoria com o Extrajudicial que, a seu ver, devem ter como foco sempre o bom atendimento à população. “Essa parceria plena que existe hoje entre a Corregedoria e os cartorários, especialmente do âmbito extrajudicial, se reflete diretamente nos serviços prestados à comunidade goiana e mostra com clareza que o fruto dessa união é justamente um trabalho mais célere, alinhado e humano. O Cartório Antônio do Prado é um exemplo no País não só no que se refere a questão estrutural e digital, mas no atendimento diferenciado e humanizado que vai desde o bom trato com os funcionários aos serviços oferecidos à população, que conta com um ambiente extremamente organizado e acolhedor, com profissionais bem treinados e que tratam a todos com isonomia e cortesia”, enalteceu.

Reforçando a fala do corregedor, Algomiro Carvalho explicou que essa comunicação, integração e harmonia contribui para o fortalecimento do próprio Poder Judiciário e ajuda a apontar e a buscar soluções efetivas para os problemas relacionados ao aumento de demandas como um todo. “Não podemos tratar os cartórios de forma diferente. Hoje quando fala-se nos serviços cartorários, alguns interlocutores ainda fazem ilações com serviços morosos ou atrasados. No entanto, ao nos despirmos do preconceito arraigado podemos constatar que a realidade da prestação de serviços extrajudiciais é repleta de exemplos do que há de mais moderno em tecnologia aplicada aos serviços públicos, a exemplo do Antônio do Prado. Em parceria com o Poder Judiciário foram desenvolvidos portais de serviços, que hoje fornecem em meio digital quase toda a gama de serviços prestadas no balcão dos cartórios. Precisamos dessa união e é isso que temos pregado sempre. Juntos, somos fortes. Unidos, somos imbatíveis”, elogiou.

Integração e sintonia

Na ocasião, Antônio do Prado explicou que o cartório atualmente não possui gavetas justamente para que ele possa acompanhar com mais precisão o fluxo de trabalho no decorrer do dia. O tabelião também explicou que é feito um rodízio interno entre os funcionários para que todos saibam exercer várias funções e atividades, caso seja necessário, além de mostrar como funcionam os registros on-line das certidões de nascimento feitas nas maternidades de Goiânia e toda a distribuição igualitária que deve ser feita entre os cartórios. Ele também fez questão de mostrar a sala de casamento, onde todos os dias são celebradas inúmeras cerimônias com um espaço especial para os noivos relembrarem os melhores momentos vivenciados.

Sobre a integração com a Corregedoria, o tabelião faz questão de ressaltar que é a primeira vez que recebe a visita de representantes da Corregedoria oficialmente e deixa expresso a grande alegria e satisfação pela integração existente entre os cartórios e o órgão na atual gestão, que, na sua opinião, é uma das mais profícuas até o momento. “As serventias de registro civil estão presentes em todos os municípios do país, sendo imprescindível que a prestação de serviços à comunidade seja realizada de forma eficiente, célere e com total obediência a legalidade. E essa aproximação com a Corregedoria que hoje se encontra em perfeita sintonia com os cartórios é louvável e, consequentemente, influencia diretamente no trabalho que exercemos em prol da sociedade. Estou muito feliz e honrado com a visita dos ilustres corregedor-geral e do dr. Algomiro, que tem se mostrado muito sensível às nossas solicitações com orientações claras e tomada de decisões conjuntas nas reuniões mensais e nos atendimentos de maneira geral. Agradeço a toda a equipe da Corregedoria presente e nos colocamos sempre à disposição de vocês para auxiliar no que for necessário”, reiterou.

Com 63 anos à frente do cartório e 82 anos de idade, o tabelião esbanja vitalidade e simpatia, e afirma que o diferencial de um bom profissional é o amor por aquilo que faz. Com mais de 140 anos de experiência, o cartório que leva o nome do tabelião já registrou mais de 800 mil nascimentos e realizou mais de 400 mil casamentos e nesse quesito Antônio do Prado não faz questão de esconder o orgulho que sente. “Me sinto motivado todos os dias e até hoje quando realizo um casamento me emociono como se fosse a primeira vez. Os bons resultados alcançados pelo nosso cartório se devem a muito trabalho, sensibilidade, seriedade, ética e transparência”, frisou.

Sobre o Cartório Antônio do Prado

Antônio do Prado foi fundado em 1877 no Arraial de Nossa Senhora da Conceição, região que mais tarde se tornou povoado de Campinas e foi incorporada à Goiânia. Famoso na história de Goiânia e reconhecido em todo o Brasil, o Cartório Antônio do Prado foi o primeiro em Goiás a ter sede própria. Atualmente, o prédio localizado na histórica Praça Coronel Joaquim Lúcio possui 1300 m² de área construída dividida em 3 pavimentos: térreo, primeiro e segundo piso, além de elevador, gerador e acesso adequado a portadores de necessidades especiais.

Com mais de 80 funcionários trabalhando ativamente, a instituição leva à população os serviços de Reconhecimento de Firma, Autenticação, Emissão das Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, Declaração de União Estável, Procuração, Apostilamento, Divórcio, Inventário, Emissão de Escritura de Imóveis e de Testamento, Ata Notorial e Dissolução de União Estável.

Pioneiro na implantação do selo eletrônico no Estado de Goiás e na idealização e implementação da certidão em cartão magnético no Estado, o cartório utiliza um sistema integrado à Central de Registro Civil (CRC) para certidão online e já disponibiliza a emissão de CPF nas certidões de nascimento e de casamento. Considerado o segundo maior do País, conta com mais de dois milhões de registros digitalizados, se destacando como um dos melhores e mais organizados sistemas cartorários do Brasil.


Fonte: TJ/GO

Confira Também