Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

19 de Julho de 2019

IEPTB/MA – Cartórios de Protesto participam do seminário sobre registro civil realizado em São Luís

Fonte: IEPTB/MA

Começou hoje, 18 de julho e se estende até amanhã (19), o 9º Seminário Nacional do Registro Civil e o 2º Seminário Estadual do Registro Civil do Maranhão realizados, respectivamente, pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil) e pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (ARPEN Maranhão).

O evento, destinado a todos os registradores civis do estado e juristas, tem como objetivo reunir e integrar os registradores civis do Maranhão e qualificá-los com conteúdos atuais para a área do registro civil através de palestras e de um minicurso.

O evento teve o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA), da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) e da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA).

Participaram da abertura do evento o Presidente do IEPTB-MA, Paulo de Tarso Guedes Carvalho, além do Presidente da ARPEN-MA, Devanir Garcia; o Presidente da ARPEN BR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, que na ocasião estava representando o Desembargador Marcelo Carvalho Silva, Francisca Galisa; o Desembargador Jamil Gedeon, Presidente do Fundo Especial de Registro Civil de Pessoas Naturais; a juíza diretora do Fórum de São Luís, Diva Maria de Barros Mendes; a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, Jaqueline Reis Caracas e a vice-presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão, Mirella Brito Rosa.

Segundo Paulo de Tarso, presidente do IEPTB-MA, é sempre um grande prazer contribuir para eventos relevantes para a classe cartorária. “Participar do Seminário de Registro Civil é muito gratificante para o Instituto de Protesto, pois reforça a união das instituições que defendem os cartórios, além de uma grande oportunidade de adquirirmos mais conhecimento sobre o assunto e também trocar experiências”, destacou.

Para o presidente da ARPEN BR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, é muito gratificante ver que no Maranhão as instituições, que representam diferentes atribuições, se unam para realizar encontros como esse tão importante para a classe cartorária. “Quero agradecer imensamente ao IEPTB-MA, ATC-MA e ANOREG-MA por apoiar o nosso evento de registro civil. Sem a ajuda dessas instituições, nada disso seria possível”.

Devanir Garcia, presidente da ARPEN-MA, destacou a importância do evento para a união e crescimento técnico da classe dos registradores civis maranhenses. “Esse encontro vem para nos unir, para nos fortalecer muito mais. Nesses dois dias de evento, teremos palestras muito importantes e que irão engrandecer ainda mais a nossa classe. Esse evento vem para que os registradores civis se preparem cada vez mais para prestar um serviço de qualidade para a sociedade maranhense”, frisou.

Logo depois da abertura, o presidente da ARPEN-MA entregou a todos os participantes que compuseram a mesa, uma singela lembrança para agradecer a presença no evento.

A primeira palestra do dia foi com a coordenadora do curso PMF e registradora civis do estado de Minas Gerais, Márcia Fidelis Lima. Ela proferiu a palestra “Reconhecimento de Paternidade ou Maternidade Socioafetivo”. Logo em seguida foi a vez da juíza auxiliar da CGJ/MA, Jaqueline Reis Caracas, falar sobre “Os Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão como medidas de desjudicialização”.

O evento continua no período da tarde com palestras e o minicurso “Grafotécnica e Documentoscopia: procedimentos para a conferência de assinaturas e análise de documentos para evitar fraudes nas serventias extrajudiciais” que será ministrado pela perita criminal de Minas Gerais, Wanira Oliveira de Albuquerque.

O 9º Seminário Nacional do Registro Civil e o 2º Seminário Estadual do Registro Civil do Maranhão acontece até amanhã no auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa no bairro do Calhau, em São Luís do Maranhão.

 

Confira Também