Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

01 de Fevereiro de 2019

Clipping – O Regional - Catanduva tem maior número de nascimentos em quatro anos (PR)

Fonte: O Regional

Catanduva teve o maior número de nascimentos dos últimos quatro anos. O feito considerável foi registrado em 2018. Com total de 2.312, foram mais de seis bebês que vieram ao mundo por dia na Cidade Feitiço. Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil.

Em 2017 foram 2.266 nascimentos, de acordo com os dados que levam em consideração os cartórios de Catanduva. Em 2016 o número era ainda menor 2.119 e em 2015 chegou a 2.235.

Foi justamente no ano passado que o pequeno Arthur que está atualmente com sete meses veio ao mundo. Conforme explica a mamãe, Luana Fernanda de Oliveira, a gravidez foi descoberta aos três meses. “Eu estava tomando remédio, então tomei um susto, já que meu primeiro filho era bebê ainda, com um ano e oito meses então foi mais difícil no começo”, conta ela que também é mãe de Pietro Júnior.

Entre os meninos, foi justamente Arthur, a maior solicitação nos cartórios de Catanduva. Foram 29 registros. Luana conta que quando foi escolher o nome do filho recorreu a internet. “Eu vi Arthur e gostei muito desse nome. Falei para o meu marido que eu ia por esse nome e ele aceitou”, complementa.

Na sequência entre os favoritos dos papais de plantão vieram “Miguel” com 25 crianças que tiveram esse nome e em terceiro, Lorenzo com 21 bebês.

Entre as meninas Alice saiu em disparado com 32 registros, na sequência aparece Helena com 30 solicitações dos papais de plantão. Laura também está entre as opções mais escolhidas em 2018 com 18 registros.

A nível estadual foram registrados em 2018 632.260 nascimentos, ainda de acordo com a ferramenta. Em 2017 o número era menor (622.387 registros), enquanto que em 2016 foram 610.096 nascimentos que foram emitidos em cartório. 2015 foi o recorde com 646.202 crianças em todo Estado de São Paulo.

Portal foi lançado há pouco tempo

Aberto ao público desde o mês de dezembro, o Portal da Transparência do Registro Civil (www.transparencia.registrocivil.org.br) compila todas as informações da base de dados dos cartórios de Registro Civil do País.

“O Portal Transparência é uma ferramenta para uso público dos dados do registro civil, englobando os dados de nascimento, casamento, óbito, CPF e óbitos de pessoas desconhecidas. Desenvolvemos esse projeto no intuito de tornar esses dados mais acessíveis e transparentes para todos. Ele será ainda uma excelente ferramenta para pesquisadores e jornalistas, por exemplo, na construção de pautas e trabalhos científicos e acadêmicos relacionados à população brasileira”, afirma o vice-presidente da Arpen-Brasil e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Luis Carlos Vendramin Júnior.

Confira Também