Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

Agenda

16 de Março de 2015

Jantar de Gala em Porto Alegre inicia nova gestão da Arpen-Brasil

Diretoria eleita para o biênio 2015-2016 toma posse efetiva, amplia participação nacional e traça objetivos para o mandato presidido por Calixto Wenzel (RS)

Porto Alegre (RS) – Com a presença de autoridades dos três Poderes constituídos do Rio de Grande do Sul, de representantes do Poder Judiciário de Alagoas e do Rio de Janeiro, e de registradores civis de diversos Estados brasileiros, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) realizou na última sexta-feira (13.03) o Jantar de Posse da nova diretoria da entidade, sob a presidência do registrador gaúcho Calixto Wenzel para o biênio 2015-2016.

A nova diretoria assume a gestão da entidade nacional do Registro Civil com uma série de novos desafios, entre eles a efetiva implantação da Central de Informações do Registro Civil Nacional, o avanço do Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC), a busca por novas atribuições para a atividade, assim como o diálogo em busca da sustentabilidade em diversos Estados brasileiros onde persevera a ausência de efetiva compensação diante dos atos gratuitos praticados pela atividade.

Para dar vazão a esta série de desafios, a nova gestão ampliou o leque de participação dos Estados na Diretoria da entidade, implantando seis vice-presidências (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas e Amazonas), efetivando assim a participação de quatro das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste). Além destes Estados, Rio Grande do Sul e Pernambuco possuem cargos na nova diretoria eleita para o próximo biênio. Também marcaram presença na cerimônia de posse representantes dos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo.

Em sua posse, realizada no salão nobre do Hotel Embaixador, no centro de Porto Alegre, o novo presidente da entidade declarou qual será o seu principal objetivo neste novo mandato. “Vou realizar um trabalho forte de disseminação da Arpen-Brasil em todos os Estados, para que ao final desta gestão tenhamos nossa entidade nacional efetivamente representada em todas as unidades da federação”, declarou Calixto Wenzel. “Sabemos que esta ausência de representatividade se deve muito mais às dificuldades inerentes de cada Estado, mas é chegado o momento de avançarmos neste objetivo e consolidarmos a Arpen nacional”, completou.

Calixto Wenzel agradeceu ainda à gestão anterior da Arpen Brasil por conduzir os debates da entidade de forma igualitária, privilegiando a convergência de opiniões e o diálogo. “Agradeço ao Ricardo Leão por manter a Arpen Brasil unida e representada por todos os Estados, buscando sempre o diálogo mesmo em momentos de grande pressão”, destacou. Também chamado a discursar em sua despedida da presidência, Ricardo Leão, agradeceu à parceria de seus diretores na condução da entidade, e destacou “que a Arpen-Brasil é o reflexo de suas instituições estaduais, espelhando o trabalho de cada uma e se tornando forte na medida em que todos se desenvolvem”.

O evento ainda contou com uma breve apresentação das últimas ações da entidade e sua participação nas ações que contribuíram para a queda do subregistro no Brasil, atualização das normas jurídicas relacionadas ao Registro Civil e diálogo com o Poder Judiciário e Executivo em temas relacionados à interligação, sustentabilidade e acesso à base de dados. “A Arpen-Brasil tem colaborado e tem sido participante ativa nos principais temas que tem impactado o registro civil nos últimos anos, disse Dante Ramos Júnior, secretario nacional e responsável pela apresentação.

Conarci 2015 – Responsável por conduzir o cerimonial do evento nacional, o vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Ademar Custódio, convidou todos os presentes para participarem do Congresso Nacional do Registro Civil deste ano (Conarci 2015), que ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 13 e 15 de agosto.

“Será uma oportunidade única de nos confraternizarmos e debatermos os pontos principais do Registro Civil, como o prazo final para implantação da CRC Nacional, o SIRC, e as novidades jurídicas que certamente impactarão a nossa atividade”, disse. “E como ninguém é de ferro, teremos também espaço para confraternização, com um refinado coquetel de abertura e o encerramento em grande estilo no tradicional Bar Brahma, com direito ao tradicionalíssimo show de samba da histórica banda Demônios da Garoa”, concluiu.

Durante o evento a entidade também homenageou autoridades e representantes das entidades estaduais que contribuíram para o aperfeiçoamento do Registro Civil nos últimos anos. Clique aqui e acesse o álbum de fotos no Facebook.

Diretoria da Arpen-Brasil (2015-2016)

Presidente: Calixto Wenzel (RS)
1º Vice-Presidente: José Emygdio de Carvalho Filho (SP)
2º Vice-Presidente: Guilherme Antunes Fernandes (MG)
3º Vice-Presidente: Arion Toledo Cavalheiro Júnior (PR)
4º Vice-Presidente: Luiz Manoel Carvalho dos Santos (RJ)
5º Vice-Presidente: Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa (AL)
6º Vice-Presidente: Juliana Follmer (AM)
1º Tesoureiro: Romário Pazutti Mezzari (RS)
2º Tesoureiro: Anita Cavalcanti de Albuquerque Nunes (PE)
Secretário Geral: Ricardo Kollet (RS)
2º Secretário: Leonardo Munari de Lima (SP)

Secretário Nacional: Dante Ramos Júnior (PR)

Conselho Superior
Ricardo Augusto de Leão (PR)
Paulo Alberto Risso de Souza (MG)
Oscar Paes de Almeida Filho (SP)

Conselho Fiscal
Marcello Versiani de Paula (MG)
Ademar Custódio (SP)
Eduardo Ramos Corrêa Luiz (RJ)

Suplentes
Alaor Mello (RJ)
Luiza Gesilania Freitas Cavalcanti de Santana (PE)
Ana Claudia Viana Neves (MG)

Conselho de Ética
Lázaro da Silva (SP)
Priscilla Machado Soares Milhomem (RJ)
Luis Carlos Vendramin Júnior (SP)

Suplentes
Elizabete Regina Vedovatto (PR)
Platinny Dias de Paiva (MG)
Robert Jonczyk (PR)


Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos

Confira Também